Sunday, January 16, 2011

Portuguese newspaper:

"Birth defects are Epidemic in Fallujah"


=====================================



"Defeitos congénitos em Fallujah são epidemia

"Crime imperialista sem castigo

"Uma investigação recente mostra que o número de bebés com defeitos congénitos nascidos em Fallujah após o assalto das forças ocupantes dos EUA atinge níveis de epidemia."

13 January 2011

At: http://www.avante.pt/pt/1937/internacional/112169/






«O total de bebés com defeitos congénitos é quase 11 vezes superiores à norma»


De acordo com um estudo publicado pela Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e de Saúde Pública, nos últimos seis anos o número de casos de recém-nascidos com cancros e tumores ósseos, problemas cardíacos e neurológicos aumentou de forma alarmante, fenómeno que pode estar relacionado com o tipo de armas e munições usadas durante o assalto norte-americano àquela cidade iraquiana.

Os investigadores apuraram que os defeitos congénitos são quase onze vezes superiores à norma, tendo atingido o valor mais elevado em meados do ano passado.

«Suspeitamos que a população está exposta a um agente nocivo presente no meio ambiente», considerou o cientista Mozhgan Savabieasfahani, sem, no entanto, ter precisado qual. «Precisamos recolher mais provas para o identificarmos», disse.

Segundo as informações divulgadas no Rebelion.org, apesar da prudência, os investigadores admitem como potencial contaminador o urânio empobrecido usado pelos EUA nos combates ocorridos entre Abril e Novembro de 2004, isto apesar de a Casa Branca negar terminantemente ter recorrido a tais munições.

O estudo dirigido pela doutora Samira Abdul Ghani, pediatra do Hospital Geral de Fallujah, baseia-se numa amostra de 55 famílias. Em Maio de 2010, a percentagem de crianças nascidas com defeitos congénitos atingiu 15 por cento; 11 por cento dos recém nascidos não superavam as 30 semanas, e 14 por cento das gestantes já haviam tido abortos espontâneos.

Importa ainda considerar o elevado número de mães que não se dirige aos hospitais para parir, não entrando, por isso, nesta estatística.

=====================================

No comments:

Post a Comment